sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Um amor para recordar


  Um amor para recordar foi baseado em um livro do Nicholas Sparks, originalmente chamado de A Walk To Remember (Um caminho para recordar). É claro que existem algumas diferenças entre o filme e o livro e eu sempre gosto mais do livro, por ter mais detalhes e pelo fato de você poder imaginar tudo do jeito que você quiser. Mas esse filme foi muito bem dirigido, os atores estão ótimos e, por incrível que pareça, ficou muito bom!

Sinopse*

Landon é um jovem sem metas e irresponsável, que foi punido por ter feito uma brincadeira de mau gosto a um rapaz que quase fica paraplégico. Como punição, o diretor da escola faz com que ele (Landon) participe da produção de uma peça que está sendo montada; durante os ensaios, Landon aproxima-se de Jamie Sullivan, filha do pastor da pequena cidadezinha onde moram, uma garota "certinha" que o ajuda a ensaiar para a peça com apenas uma condição: que ele não pode apaixonar-se por ela. Porém, eles se apaixonam, mas Jamie guarda um segredo: ela tem leucemia há dois anos. Landon não compreende porque isso foi acontecer, pois eles se amam e tudo parecia estar perfeito. O estado de saúde de Jamie agrava-se, ela é internada e está à beira da morte. Landon planeja realizar um antigo sonho de Jamie, que é o de ver um cometa que estará passando; ele, então, junta esforços para construir um telescópio para juntos verem a passagem do cometa. Jamie sai do hospital neste mesmo dia, e à noite, eles conseguem ver o tão esperado cometa passar. Como ela já lhe havia contado que seu maior sonho era casar de vestido branco na mesma igreja que a sua mãe e seu pai casaram-se, Landon aproveita o momento e pede Jamie em casamento. Eles vivem felizes o verão inteiro, até o dia do falecimento de Jamie. Landon, já sem a sua amada, vai para outra cidade fazer faculdade, e depois de alguns anos, volta a sua antiga cidade para entregar ao pai de Jamie o diário da falecida esposa do pastor, que estava com ele após a morte de Jamie. A principal mensagem do filme é a de que, mesmo Jamie tendo partido tão precocemente deste mundo, ela presenciou um pequeno milagre: a transformação de Landon, que era um adolescente irresponsável, sem metas e mal-educado, em um rapaz brilhante.




Trilha sonora*

Cry - Mandy Moore

You - Switchfoot

Someday you know - Jamie Foreman e Mandy Moore


Momentos marcantes*
É impossível falar sobre esse filme e não citar essas partes :


 Landon e Jamie atuando na peça da escola :


O primeiro beijo dos dois :
Landon : Acho que vou te beijar.
Jamie : Posso não ser boa nisso.
Landon : Isso é impossível.


Jamie contando para Landon sobre sua doença :
Jamie : Eu estava seguindo em frente com a minha vida. Estava tudo bem, eu já tinha aceitado, e aí você aconteceu... Eu não preciso de um motivo para ficar brava com Deus.


Jamie no hospital :
Jamie : Sabe o que eu descobri hoje?
Landon : O que?
Jamie : Talvez, Deus tenha um plano maior do que eu tinha para mim mesma. Como se essa jornada nunca acabasse. Como se você tivesse sido enviado para mim por que estou doente, para me ajudar a passar por tudo isso... Você é meu anjo.


O pedido de casamento :
Landon : você me ama?
Jamie : sim.
Landon : Você pode fazer uma coisa pra mim, então?
Jamie : Qualquer coisa.
Landon : Casa comigo?


O final :
Landon : Jamie salvou minha vida. Ela me ensinou tudo sobre a vida, sobre esperança, e sobre a longa jornada que temos para percorrer. Sempre sentirei sua falta. 
Mas nosso amor é como o vento... Não posso ver, mas posso sentir.

Nenhum comentário: